Descrição do Percurso
Este percurso desenvolve-se em ambas as encostas do Ribeiro dos Azibais, atravessando diferentes florestas desta grande mancha arborizada no concelho de Vila Real.
Saindo de Vila Nova, o percurso segue para poente em direção ao Alto de Espinho (limite dos concelhos de Vila Real e Amarante).
Enquanto nos aproximamos da dureza quartzítica de Pena Suar, é identificável o belo recorte de toda a crista montanhosa de ligação entre o Alto do Velão e o Alto de Espinho. Ainda nas imediações, olhando para a encosta simétrica, em pleno Marão, reconhece-se abaixo das alturas do Pico de Freitas, o mosaico da arborização de vidoeiros com diversas resinosas, até ao limiar da interseção com a vegetação natural do carvalhal, que domina a base do vale em parceria com o castanheiro, espécie muito apreciada pelos agricultores da zona.
Comentários
Pedro302 18/10/2025 16:49:16Percurso bem marcado e muito agradável. Sem ter pontos de interesse muito específicos, é uma boa caminhada em trilhos de serra e bonitos caminhos de bosque. Muito perto, já no concelho de Amarante, existem 2 percursos fabulosos no Marão, mas este, sem se aproximar na beleza dos mesmos, ainda assim vale a pena.
bellini 13/10/2025 08:42:53É um trilho de fácil acesso e com alguma diversidade, embora não seja particularmente surpreendente.
O percurso divide-se em dois tipos de paisagem: uma parte mais árida e outra em floresta.
A zona de floresta é muito bonita ? faz até lembrar os Açores.
O que realmente surpreende é a excelente marcação e a informação disponibilizada pelo Município de Vila Real. Muito bem!
TTB 26/09/2024 14:38:16Bom percurso
Ana Ramos 24/03/2024 22:20:41Trilho circular, bem marcado, dificuldade moderada. Muito bom para quem gosta de paisagem de Serra e floresta. Demoramos cerca de três horas a concluir, andando devagar.