Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • MAPA
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR5 – Mata Nacional do Vimeiro ( ACB )

    Classificação: 0 avaliações
    PR5 – Mata Nacional do VimeiroPR5 – Mata Nacional do VimeiroPR5 – Mata Nacional do VimeiroPR5 – Mata Nacional do VimeiroPR5 – Mata Nacional do VimeiroPR5 – Mata Nacional do VimeiroPR5 – Mata Nacional do VimeiroPR5 – Mata Nacional do VimeiroPR5 – Mata Nacional do Vimeiro

    Descrição do Percurso

    Desde julho de 2020 que se encontra disponível um percurso marcado na Mata Nacional do Vimeiro que permite, de forma segura aos amantes da natureza, a descoberta deste imenso património ambiental. Um percurso pensado para famílias, escolas e grupos organizados.

    Situada no concelho de Alcobaça, na freguesia do Vimeiro, a Mata estende-se por 267 hectares e é constituída por quatro matas: a mata da Roda, do Gaio, da Ribeira e do Canto.

    Antes de integrar o património do Estado, a Mata pertenceu ao Mosteiro de Alcobaça. Em 1835 (após a extinção das ordens em religiosas) foi incorporada na Administração Geral das Matas do Reino, sendo atualmente gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

    Joaquim Vieira Natividade (22 novembro 1899 ? 19 novembro 1968) elegeu-a para os seus trabalhos de investigação da Estação Experimental do Sobreiro e Eucalipto, entre 1930 e 1950.

    O PR5 Mata Nacional do Vimeiro tem início e chegada (com estacionamento acessível) na antiga Casa do Guarda do Gaio, edifício ocupado, no passado, pelos Serviços Florestais, mais especificamente pelos Guardas Florestais.

    Nas imediações da Casa do Guarda existe o espaço do Centro Cultural e Recreativo do Gaio e o Parque de Merendas do Gaio (equipado com WC, mesas e grelhador, bem como uma enorme área de lazer com sombras e brinquedos), num espaço de plena sombra. Segue-se em direção ao depósito da água e às ruínas dos antigos viveiros. A zona do antigo viveiro tem uma área ocupada por herbáceas e arbustivas, muitas delas autóctones. A outra área está ocupada por rebentos de toiça de várias espécies, entre elas o castanheiro. Continuando, chega-se à fonte da Pena da Gouvinha, que também oferece zona de descanso. Segue-se depois por estrada de terra batida, na direção de regresso à casa do guarda.

    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 4.0 km
    Dificuldade: Fácil
    Duração: 01:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Sim
    Altitude Máx: 158 m
    Altitude Min: 86 m
    Coordenadas GPS Início: 39.489788, -9.036467 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Horário
    Distrito: Leiria
    Concelho: Alcobaça
    Mais Informação: Click para mais informação
    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     
    TAGS: Trilhos Centro de Portugal