Descrição do Percurso
O som da água corrente é uma presença constante na freguesia de Ribeira de Fráguas. O Rio Caima, que nasce na Serra da Freita e percorre cerca de 50 km até desaguar na margem direita do Vouga, juntamente com os seus vários afluentes, serpenteia pelos terrenos irregulares desta região serrana.
A água é aproveitada nos açudes e levadas para a rega dos campos, desempenhando um papel vital na agricultura local. Além disso, serviu como força motriz para os moinhos que outrora povoavam a paisagem, e foi essencial para o processo de lavagem do minério nas antigas Minas de Telhadela.
Nesta terra, a água é uma presença constante e fiel, guiando-nos sempre ao longo dos trilhos e histórias que percorrem a freguesia.
Comentários
uea 25/05/2025 20:51:25Fiz o percurso no sentido anti-horario, há uma pequena travessia "sobre a água",km 5, já não existe, está totalmente bloqueada, desviei até a barragem da Talisca, também já não tem travessia possível, desviei ainda mais até uma ponte de betão, depois da "branca", fiz o caminho paralelo até chegar a Palho, aonde retomei a trilha.
No parque das merendas, as duas pontes estão queimadas, regressei pela estrada até vilarinho de são roque.
Resultado, 7.5h e 3000kcal.
lfilipepereira 28/12/2024 19:06:43Efetuámos o percurso no sentido horário desde o Centro de Atividades Radicais e o percurso pouco depois (2km) tornou-se impraticável devido à queda de terras pelo fogo do verão, deixando de haver trilho. No Parque de Merendas a ponte está ardida e sem possibilidade de passagem.
João Pedro 25/12/2024 21:19:12Circulando de Vilarinho de São Roque, no sentido anti horário, até ao Parque dos Moinhos em Ribeira de Fráguas está tudo bem com o caminho apesar da paisagem queimada. Depois do Parque dos Moinhos, mantendo o sentido anti horário, é que está muito destruído e mesmo perigoso. Em todo o trilho há contacto com zonas queimadas.
maar3amt 21/09/2024 08:49:16Trilho durinho mas espectacular!