Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente? Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna! Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais. Obrigado!
O Trilho das Fragas Más tem o seu início e fim junto ao painel informativo localizado no jardim das Laranjeiras na aldeia de São Mamede de Ribatua. Segue em direção à aldeia de Safres, passando por diversos troços da Calçada Romana. Em Safres destaca-se a paisagem sobre o rio Tua e sobre a Microrreserva de Amieiro - Safres - São Mamede de Ribatua.
No regresso à aldeia de São Mamede de Ribatua, o trilho aproxima-se do rio Tua onde se pode admirar o vale e as plantações das famosas laranjeiras de São Mamede de Ribatua intercaladas com sobreiros e oliveiras. Do miradouro contempla-se a imponência das Fragas Más. Antes de chegar a São Mamede de Ribatua, atravessa a ribeira de S. Mamede, acompanhando a sua margem direita, voltando novamente a atravessá-la sobre a Ponte Romana.
Pontos de Interesse
1 - Jardim das Laranjeiras
2 - Calçada Romana
3 - Igreja de Safres
4 - Miradouro das Fragas Más
5 - Ponte Romana
6 - Miradouro do Ujo
O percurso pode ser efetuado em qualquer altura do ano, mas devem ser
tomadas algumas precauções no verão, devido às elevadas temperaturas,
e no inverno, devido às baixas temperaturas e possibilidade de nevoeiros
e queda de neve.