Para os lados de Espanha há uma linha ferroviária desativada mas acessível por percurso pedestre tão majestoso quanto de místico, as paisagens arrebatadoras de natureza pura e quase intocável transportam-nos para uma aventura empolgante onde as emoções vão ao rubro, não só pelo que a nossa vista alcança como pela história intrínseca ao local.
São 17 Kms de linha ferroviária que inicia em Espanha e termina em Barca D’Alva cuja engenharia usada na sua construção foi das mais desafiantes e ousadas da Europa no séc. XIX.
Atravessa montes, túneis, pontes e rios dos quais o Águeda acompanha a linha num profundo vale para se cruzar com o Douro na fronteira com Portugal. Tem uma presença especial de colonias de morcegos mas intocáveis e imprescindíveis para o equilíbrio da natureza tal como as aves de grande porte que se avistam no céu. A chegada a terras lusitanas somos assoberbados com paisagens que nem parecem reais, mas são.
Depois desta aventura, iremos ainda visitar a bonita Aldeia histórica de Castelo Rodrigo e provar as suas deliciosas amêndoas caramelizadas, produto endógeno e típico da região.
Será dia 08 de Novembro (sábado)
Quer vir?