Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • MAPA
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    De Travanca ao Alto da Pedrada

    Classificação: 1 avaliações
    De Travanca ao Alto da PedradaDe Travanca ao Alto da PedradaDe Travanca ao Alto da PedradaDe Travanca ao Alto da PedradaDe Travanca ao Alto da Pedrada

    Descrição do Percurso

    O trilho inicia-se e termina no estacionamento das Lagoas da Travanca (820 m), junto ao Parque de Campismo. A subida começa em direção aos Guidões, primeiro por caminho de pé posto e depois por um antigo caminho lajeado que permite vencer o acentuado declive da serra. Após a travessia do ribeiro (1048 m), afluente do Rio Ázere, retomamos o trilho com vistas abertas sobre o Guidão (1216 m).

    Pouco depois alcançamos a Branda de Coberdos (1117 m), marcada pelos seus cortelhos de pastores, seguindo em direção ao Marco (1280 m) e ao Curral do Pedro (1225 m). A progressão faz-se sem trilho definido, por entre pedra solta e vegetação rasteira, até à Branda da Baja (1324 m) e ao Alto da Derrilheira (1346 m), um dos mais notáveis miradouros naturais da Serra do Soajo, com panorâmicas amplas sobre o Vale do Rio Adrão.

    O percurso continua para oeste, passando pela Cabana das Forcadas (1350 m), antes da subida final ao Alto da Pedrada (1415 m), ponto mais elevado do trilho. Junto ao marco geodésico, desfrutam-se vistas de 360º sobre a serra envolvente. A descida faz-se em direção à Branda da Bragadela (1168 m), com travessia do Rio Ázere (1164 m), seguida de nova subida até ao Cabeço dos Bicos (1293 m), outro excelente miradouro natural.

    O trilho atravessa depois os Blocos Graníticos Pseudoestratificados (1251 m) e alcança a Branda dos Bicos (1160 m), situada numa chã abrigada, com vista privilegiada sobre a Mata do Ramiscal (1192 m), área classificada em Zona de Proteção Total do Parque Nacional. Um pouco adiante, um miradouro natural permite observar o encaixado Vale do Rio Ramiscal, de perfil em V e elevado valor ecológico.

    A partir daqui seguimos para sul até à Calçada dos Bicos (1139 m), antiga via lajeada que integrava o sistema de acessos ao Santuário da Peneda. A descida por esta calçada permite observar as Brandas das Soengas e da Lombadinha (Montelos), conduzindo à Chã do Brialho, onde se encontra o Cortelho do Brialho (960 m).

    O percurso prossegue até ao Fojo da Cabrita (893 m), exemplar bem preservado das antigas armadilhas para lobos, importante elemento do património cultural serrano. Daqui seguimos em direção à Branda de Bostejões (811 m), passando depois pela Branda da Junqueira de Cabana Maior (835 m), até regressar ao estradão florestal. Atravessamos novamente o Rio Ázere (780 m) e seguimos para as Lagoas da Travanca (760 m), conjunto de lagoas serranas rodeadas de sombra, onde o trilho termina, regressando ao ponto inicial.

    Este tipo de trilhos no Gerês decorre, muitas vezes, por zonas sem trilhos claramente definidos. O track fornecido serve apenas como orientação geral e não deve ser seguido de forma escrupulosa, uma vez que os caminheiros deverão analisar o terreno no local e optar pelos trilhos de gado mais transitáveis no momento da realização da caminhada. Tenha ainda em conta que este tipo de percurso, quando realizado em grupo ou por participantes com ritmo mais lento, pode demorar várias horas a concluir, devido à progressão naturalmente lenta em algumas zonas do trajeto.
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 21.0 km
    Dificuldade: Difícil
    Duração: 07:00
    Tipo: Circular
    Marcações: Não
    Altitude Máx: 1417 m
    Altitude Min: 760 m
    Coordenadas GPS Início: 41.902549, -8.314236 ( Ver no Google Maps )
    Sentido Recomendado: Anti-horário
    Distrito: Viana do Castelo
    Concelho: Arcos de Valdevez
    Uso de GPS: Imprescindível
    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    maar3amt
    maar3amt 18/12/2025 09:27:10
    Um trilho extremamente interessante, tanto pelos seus pontos de passagem como pelas paisagens envolventes.
     
    TAGS: Trilhos no MinhoTrilhos Norte de PortugalTrilhos no MinhoTrilhos no Gerês

    Mais Trilhos em Arcos de Valdevez

    GR1 - Travessia das Serras da Peneda e Soajo
    GR1 - Travessia das Serras da Peneda e Soajo
    Arcos de Valdevez, Viana do Castelo
    PR8 - Trilho da Mistura das Águas ( AVV )
    PR8 - Trilho da Mistura das Águas ( AVV )
    Arcos de Valdevez, Viana do Castelo
    PR9 - Trilho da Lombadinha ( AVV )
    PR9 - Trilho da Lombadinha ( AVV )
    Arcos de Valdevez, Viana do Castelo
    PR7 - Caminhos do Pão Caminhos da Fé - versão curta ( AVV )
    PR7 - Caminhos do Pão Caminhos da Fé - versão curta ( AVV )
    Arcos de Valdevez, Viana do Castelo
    PR15 - Trilho de Ramil ( AVV )
    PR15 - Trilho de Ramil ( AVV )
    Arcos de Valdevez, Viana do Castelo